terça-feira, 7 de julho de 2015

Dança francesa ganha apresentação no Paço da Liberdade



Dos salões da Paris do século XIX para o atual Centro Histórico de Manaus, o ritmo do can-can e suas dançarinas em saias esvoaçantes marcarão presença neste fim de semana no Paço da Liberdade, em uma apresentação especial do projeto Rosas Dança de Salão. O espetáculo de dança acontece no sábado, 11, e no domingo, 12, a partir das 18h, e integra a programação da Festa Nacional Francesa, realizada pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), em parceria com a Aliança Francesa.


O can-can é apenas um dos ritmos que agitarão a noite no Paço da Liberdade, encerrando a apresentação nos dois dias. O coordenador do Rosas Dança de Salão, o professor de dança Marcus Vinícius Prudente, conta que números de bolero, valsa, bachata, soltinho e salsa também ganharão espaço no espetáculo. “Vamos fechar a noite com chave de ouro com o can-can, fazendo referência não só à França, mas à própria Manaus da Belle Époque, marcada pelo agito de lugares como o Hotel Cassina”, destacou Marcus. “Para isso, prezamos por figurinos feitos com primor: teremos as saias floridas das damas, revelando as várias camadas de tonalidades diferentes no momento da dança”, completou o bailarino e coreógrafo.

O Rosas Dança de Salão nasceu em 2001, como um projeto de extensão universitária do curso de Dança da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Em seus 14 anos de atividades, o projeto já se apresentou em mostras locais e nacionais, sempre promovendo a dança de salão em seus mais variados estilos. Ao longo do ano, o projeto oferece aulas para os interessados em aprender a dança de salão e desenvolver a consciência e técnica corporal.

Festa francesa

Como parte da programação da Festa Nacional Francesa, o público poderá conferir também música, com a apresentação do Coral dos alunos da Aliança Francesa, e a exposição “A evolução do vestido na França da Idade Média até os anos 50”, além de boas comidas em uma praça de alimentação exclusiva com food trucks e food bikes, que estarão estacionados no entorno do Paço da Liberdade nas duas noites.

A Festa Nacional Francesa é uma comemoração associada a Queda da Bastilha, que marcou o início da Revolução Francesa, em 14 de julho de 1789. O evento é tradicionalmente celebrado na França, desde 1880. Em Manaus, a Aliança Francesa comemora a data com a comunidade francófona da cidade desde a década de 1970. Este ano, o evento é realizado pela primeira vez no Paço da Liberdade, repetindo a parceria feita com a Manauscult no mês de junho, quando a Festa da Música ocupou o espaço com sucesso de público. A programação completa da Festa Nacional Francesa tem entrada gratuita e pode ser conferida logo abaixo.


SERVIÇO

O quê: Apresentação do grupo Rosas Dança de Salão na Festa Nacional Francesa
Quando: 11 e 12 de julho (sábado e domingo), das 18h às 21h
Onde: No entorno do Paço da Liberdade, Centro Histórico

PROGRAMAÇÃO – 11 e 12/07
Abertura com apresentação da soprano Rebeca Leitão;
Apresentação “Encontros com a dança de salão”, do Grupo Rosas Dança de Salão (UEA): “Et si tu n’existes pas” – Bolero;  “Um Homme et une femme” – Valsa; “Ne me quitte pas” – Salsa; “New York, New York” – Soltinho; “Le français” – Bachata; Performance de Can Can;
Coral dos alunos da Aliança Francesa;
Exposição “A Evolução do Vestido na França da Idade Média até os anos 50”;
Praça de alimentação com food trucks e food bikes.

Texto: Gabriel Oliveira
Fotos: Projeto Rosas Dança de Salão/Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário