domingo, 28 de junho de 2015

Santa Cris na Lagoa Azul

Amo visitar o interior do Amazonas e sempre que posso, vou até Presidente Figueiredo que fica bem perto de Manaus. Tem mais de um ano que tento ir pra está Lagoa Azul, hoje eu consegui encontrar. Todo o esforço é recompensado pelo caminho e a encantamento da cor da água da Lagoa (sim é azul esverdeada) Vale a pena pelas fotos e a minha curiosidade. 

Explicando o caminho pra vcs.
 
Chegue em Presidente Figueiredo e vá até o KM-1005 e vire à direita, pegando o ramal Nova Esperança, (tem uma MICRO placa) uma pequena estrada de piçarra. (O KM-120, é o mesmo KM-1005)
Siga o ramal cerca de 8 quilômetros, e na estrada não tem muitas indicações Vire à direita na primeira bifurcação e novamente à direita, em frente a uma igreja em construção.





No local é preciso pagar R$ 7 por pessoa. Crianças até 3 anos não pagam. O local também não é indicado para crianças. Na margem da lagoa há apenas uma mesa de apoio, coberta, e uma plataforma de madeira que entra nas águas, de onde é possível mergulhar. A água é quentinha por cima e bem gelada embaixo.
Não há venda de comida ou bebida no local. Se quiser almoçar é preciso encomendar com antecedência da proprietária, Dona Joci, pelo telefone 9974-7375. Quem atende é o filho dela, Ítalo, que mora em Presidente Figueiredo, onde chega o sinal das operadoras de telefonia.

 
Local de difícil acesso
Não tem estrutura para receber muitas pessoas.
Não tem comida, nem bebida no local
É cobrado R$ 7,00 para entrar

 

 A Lagoa Azul é sazonal. Só funciona de fevereiro a agosto. É pequena, com cerca de 2,5m de profundidade, e suas águas não chegam a ser transparentes, mas têm belíssimo tom de azul. A cor, provavelmente, deve-se ao aquífero das Guianas, que jorra em vários pontos do Município de Presidente Figueiredo, onde está localizada a nascente da lagoa. O rio subterrâneo é famoso pela qualidade das águas, que, segundo diversos estudos, estão entre as mais puras do planeta. (Guia Manaus)
 

3 comentários: