quinta-feira, 25 de junho de 2015

Exposição mostra história da Moda francesa no Paço da Liberdade


Os principais períodos da história da França retratados por meio da moda e de bonecas: é isso que o visitante verá na exposição “A Evolução do Vestido na França da Idade Média até os anos 50”, que fica em cartaz até 5 de julho no Paço da Liberdade, espaço administrado pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), localizado no Centro Histórico de Manaus.
Em exposição estão 13 bonecas de 60 centímetros de altura, com os mais variados modelos de vestidos franceses. Toda a indumentária foi baseada em pesquisa histórica e etnográfica da França e nasceu a partir de uma pesquisa sobre moda da figurinista Fernanda Gomides.


Segundo ela, a mostra foi inspirada nas “Pandoras”, bonecas feitas por Madame Montespan, concubina do Rei Luís XVI, que tinha como objetivo mostrar o que ocorria no mundo da moda da França no século XVI. “Tudo o que vestimos até hoje é reflexo dos processos sociais e políticos. Uma análise dos períodos históricos dá uma ideia melhor das coisas que ocorria em determinado tempo e a França, a exemplo de outras áreas, é o berço da moda”, disse.
A entrada é gratuita e o Paço da Liberdade está localizado na Rua Gabriel Salgado, no Centro Histórico, em frente à Praça Dom Pedro II. O horário de funcionamento do local é de segunda a sexta, de 9h às 17h, e aos fins de semana, de 14h às 20h.
A exposição foi aberta ao público durante a “Fête de la Musique” – a Festa da Música, na tradução para o português, evento realizado nos últimos dias 20 e 21 de junho pela Aliança Francesa, em parceria com a Prefeitura de Manaus por meio da Manauscult.

SERVIÇO
O quê: Exposição “A Evolução do Vestido na França da Idade Média até os anos 50”
Quando: Até 5 de julho
Onde: Paço da Liberdade - Rua Gabriel Salgado, Centro
Quanto: Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário